Pizzaria e Tecnologia Pizzaria e Tecnologia

Conheça o “multi pizzas” e automatize seu forno em alvenaria, mantendo as suas características ORIGINAIS

Nossa História

Uma ideia aparentemente simples pode facilitar a vida de muitas pessoas, principalmente  dos empresários que vivem em função de equilibrar a produtividade, custos e lucros de uma empresa. Este foi o caso do Sr. Alex Pinto, sócio fundador da empresa Pizzaria & Tecnologia, graduado em Engenharia Química pela UFRJ, pós graduado em Engenharia de Manutenção pela mesma Universidade e com vasta experiência na condução de processos e projetos de manufatura enxuta (Lean Manufacturing) na indústria, que identificou novas oportunidades de mercado no setor de pizzas.

Até então, no início de 2012 ele trabalhava como consultor das práticas de manufatura enxuta quando observou os problemas comuns em pizzarias, como escassez de mão-de-obra especializada (forneiros) no mercado, baixa produtividade dos fornos, falta de padrão da qualidade das pizzas  (queimadas ou mal assadas), muitas perdas e desperdícios, produção sem ritmo, além dos altos custos.

Em junho de 2012 foi estabelecida uma parceria com o Sr. Elmar Ludewig, proprietário da rede Mangiare Pizzas em São Bernardo do Campo/SP. O propósito desta parceria era o desenvolvimento de um equipamento que resolvesse ou pelo menos atenuasse os problemas citados.

Em setembro de 2012 um protótipo foi montado e testado em um dos fornos a lenha da Mangiare. Como previsto, algumas melhorias foram definidas. Após as melhorias e os testes em produção, o protótipo foi aprovado com louvor em outubro de 2012. Este mesmo protótipo está em funcionamento até hoje, sem problemas operacionais.

Nasceu então, o Multi Pizzas, equipamento com um conjunto de engrenagens e pedras refratárias instalado no interior de fornos feitos em alvenaria. As engrenagens promovem movimentos de rotação e translação da pizza no forno…. como a terra em torno do sol.

Correspondendo a todas as expectativas, o equipamento provou ser um importante instrumento para aumentar a lucratividade da pizzaria, diminuir a dependência de forneiros especializados e estabelecer um padrão de qualidade exigidos no setor. Desde então, outros modelos foram desenvolvidos para atender as diversas necessidades do mercado.

Preocupada com a proteção de sua tecnologia, a Pizzaria & Tecnologia registrou a patente e o desenho industrial da sua invenção no INPI. Em nível internacional, o PCT (extenção da proteção patentária de uma invenção, simultaneamente, num grande grupo de países) também foi requerido.